quinta-feira, 18 de março de 2010

21 de março, Dia Internacional Contra a Discriminação Racial


O que é discriminação racial?
A Convenção Internacional para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial da ONU, ratificada pelo Brasil, diz que:
"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e/ou exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública" Art. 1.

Os poemas de Geni Guimarães reforçam o pedido de justiça.

“Não sou racista.
Sou doída, é verdade,
tenho choros, confesso.
Não vos alerto por represália
nem vos cobro meus direitos por vingança.
Só quero,
banir de nossos peitos
esta gosma hereditária e triste
que muito me magoa
e tanto te envergonha.”

Os versos abaixo denunciam a elite, que enquanto segura a taça de uísque,
em um gesto de aparente delicadeza, aponta a porta de saída, num ato de
negação ao direito de socialização do negro.

“Quando me vem oferecer uísque
aproveita o dedo que segura a taça
e me indica a porta, disfarçadamente.
Eu consciente
do direito a festas,
bebo. E não saio.”

Um comentário:

Anônimo disse...

Odete, que bom ouvir aqui não só a tua voz mas as vozes de toda uma geração. As vozes de hoje curando o ontem através da luta e recriando o presente. Parabéns pela tua constante presença e luta. Abraço,