quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Consciência Negra

As questões étnicas e raciais devem ser vistas de forma a desmistificar a democracia racial, e tornar público a luta dos negros, e a importância de sua participação na construção da sociedade brasileira, bem como sua valorização como afro-descendente.
Queremos ser agentes de transformação, contribuindo para a elaboração de uma sociedade fundada em valores de justiça e solidariedade, onde a presença e a contribuição do negro seja acolhida como um bem.
É nesse sentido que a contribuição negra precisa se dizer forte, precisa se dizer completa, não só porque queremos ser iguais, mas porque também queremos o desigual, porque queremos acolher a diferença. A grandeza da existência humana é poder trabalhar com a pluralidade, é poder compreender nas diferenças o conjunto da igualdade humana.
A Semana da Consciência Negra é uma boa oportunidade para celebrarmos a diversidade como fundamento e valor da humanidade.
Zumbi é hoje, para a população brasileira, um símbolo de resistência. 20 de novembro, data de sua morte foi adotada como o dia da Consciência Negra, o dia tem um significado especial para nós, negros brasileiros, que reverenciamos Zumbi como nosso herói que lutou pela liberdade e como um símbolo de liberdade.

Nenhum comentário: