sexta-feira, 7 de novembro de 2008

CENTENÁRIO DE NASCIMENTO - SOLANO TRINDADE

Quem foi Solano Trindade?
Solano Trindade era poeta, pintor, teatrólogo, ator e folclorista. Nasceu no dia 24 de julho de 1908, no bairro de São José, no Recife, capital de Pernambuco. Além de grande poeta negro, Solano foi um lutador, defensor incansável da liberdade. Um de seus poemas mais conhecidos, "Tem Gente com Fome", foi musicado em 1975 pelo grupo Secos & Molhados. A música foi proibida pela censura, sendo resgatada e gravada em 1980 por Ney Matogrosso, no álbum "Seu Tipo". Mas, por causa desta música, em 1944, Solano foi preso e teve o livro "Poemas de uma Vida Simples" apreendido.


CONVERSA

- Eita negro!quem foi que disseque a gente não é gente?quem foi esse demente,se tem olhos não vê...

- Que foi que fizeste manopra tanto falar assim?- Plantei os canaviais do nordeste

- E tu, mano, o que fizeste?Eu plantei algodãonos campos do sulpros homens de sangue azul que pagavam o meu trabalho com surra de cipó-pau.- Basta, mano, pra eu não chorar,E tu, Ana,Conta-me tua vida,Na senzala, no terreiro

- Eu...cantei embolada, pra sinhá dormir, fiz tranças nela, pra sinhá sair,
tomando cachaça, servi de amor,dancei no terreiro,pra sinhozinho,apanhei surras grandes, sem mal eu fazer. Eita! quanta coisatu tens pra contar...não conta mais nada, pra eu não chorar -

E tu, Manoel,que andaste a fazer- Eu sempre fui malandroÓ tia Maria,gostava de terreiro,como ninguém, subi para o morro,fiz sambas bonitos,conquistei as mulatasbonitas de lá...

Eita negro!- Quem foi que disseque a gente não é gente?Quem foi esse demente,se tem olhos não vê.

Nenhum comentário: