quinta-feira, 25 de novembro de 2010

RS NEGRO



Com a Lei no 10.639/03, reformulada pela Lei 11.645/08 a legislação rompe ou deveria romper com a ordem dos currículos escolares ao propor um novo conhecimento científico contrário à superioridade da produção cultural européia.

A cultura negra em sala de aula ainda hoje na maioria das escolas:
ERROS
- Abordar a história dos negros a partir da escravidão.
- Apresentar o continente africano cheio de estereótipos, como o exotismo dos animais selvagens, a miséria e as doenças, como a Aids.
- Pensar que o trabalho sobre a questão racial deve ser feito somente por professores negros para alunos negros.
- Acreditar no mito da democracia racial.

ACERTOS - Aprofundar-se nas causas e consequências da dispersão dos africanos pelo mundo e abordar a história da África antes da escravidão.
- Enfocar as contribuições dos africanos para o desenvolvimento da humanidade e as figuras ilustres que se destacaram nas lutas em favor do povo negro.
- A questão racial é assunto de todos e deve ser conduzida para a reeducação das relações entre descendentes de africanos, de europeus e de outros povos.
- Reconhecer a existência do racismo no Brasil e a necessidade de valorização e respeito aos negros e à cultura africana.

Acredito que o O projeto RS Negro: educando para a diversidade irá contribuir para a desmitificação da “Democracia Racial”, vai tornar público a luta dos negros, e a importância de sua participação na construção da sociedade brasileira, bem como sua valorização como negros-brasileiros, pois são muitas as deficiências percebidas, que impedem a implementação da Lei 10.639/2003, reformulada pela Lei 11.645/2008 , desde a desatualização de livros didáticos, falta de formação, capacitação e conhecimento da história e da cultura africana pelos educadores, até a omissão do estado brasileiro em não fazer cumprir verdadeiramente a lei.

Este projeto é uma realização da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social do RS (SJDS), da Fundação de Educação e Cultura do Internacional (Feci), com financiamento da Companhia Estadual de Energia Elétrica do RS (CEEE), por meio da Lei da Solidariedade. São parceiros da iniciativa A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, através do Grupo Educomunicação e Produção Cultural Afrobrasileira (Educom Afro) e a EDIPUCRS, o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado do Rio Grande do Sul (Codene), a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS).


O material é composto pela segunda edição do livro RS Negro: cartografias da produção do conhecimento, pelo vídeo-documentário Sou, pela revista RS Negro, pelo Posterbook RS Negro, por um CD de aulas RS Negro e um CD de áudios Negro Grande, onde a música “Esse é MeuLugar” do Rafuagi é faixa (11) garantida, juntamente com Papas da Lingua, Produto Nacional, W Negro, Giba Giba, Marietti Fialho, dentre outras feras da música negra gaúcha.. .


Os produtos do Projeto RS Negro estão disponíveis gratuitamente no Portal da PUCRS (http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/rsnegro/).

Fonte: http://www.pucrs.br/faced/educomafro/

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Esteio realiza Semana da Consciência Negra

Com o tema "Conhecer e Respeitar", será realizada entre os dias 16 e 22 de novembro em Esteio a Semana da Consciência Negra 2010. A programação inclui sessões de vídeos, exposições, roda de conversas e mostra de trabalhos. Nesta segunda-feira (8), um coquetel na Casa de Cultura marca o lançamento da Semana. Na terça-feira (9), às 19 horas, será realizada, na Unisinos, uma roda de conversa, sessão de vídeo e painel sobre o tema.

Programação
8 de novembro - segunda-feira 19h - Coquetel de Lançamento da Semana da Consciência Negra 2010Exposição da artista plástica Maria Angélica LanzoniTema: Semana da Consciência Negra
Local: Sala de Exposições da Casa de Cultura

9 de novembro - terça-feira 19h - Roda de ConversaSessão de Vídeo “O Xadrez das Cores”Painel: Srª. Odete Diogo e Eliane Lúcia Franco – Grupo Unir Raças
Local: Auditório Sérgio Gomes, na área 6 da Unisinos

16 de novembro - terça-feira 19h - O Negro e a PolíticaSessão solene em homenagem à Semana da Consciência Negra e inauguração da Sala das Sessões Luiz Alécio Frainer
Local: Câmara de Vereadores de Esteio (Rua 24 de agosto, 535)

17 de novembro - quarta-feira 18h - O Negro e a ReligiãoTranslado da Chama Cívico-religiosa - saída da Casa de Mãe Dalva de Xapanã (Rua Lajeado, 105) até a Casa de CulturaAto EcumênicoApresentação do coro Cobra CoralDesfile de Axós (Roupas de Religião de Matriz Africana)

18 de novembro - quinta-feira 9:30 - 5ª Mostra Zumbi dos Palmares Arte Vida e VivênciaAlunos Mais Educação da escola Flôres da CunhaExposição de DesenhosContação da história “Boneca Dandara”

11:15 - Roda de capoeira na escola Flôres da Cunha14h - Palestra “A Importância da consciência negra” com Mestre Amaral

15h - Roda de Capoeira no Ginásio Municipal de Esportes Edgar Piccioni (Rua 24 de agosto, 2977)

15h - O Negro e a Música - Exposição de instrumentos e apresentação dos grupos do Programa Integrado e apresentação da Orquestra na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya

19 de novembro - sexta-feira 9h - 5ª Mostra Zumbi dos Palmares Arte Vida e Vivência Mostra dos trabalhos dos alunos da escola Edwiges Fogaça, dança afro, dança cigana, roda de capoeira Arte Vida e Vivência, Mostra dos trabalhos da Escola Flôres da Cunha e dança afro com alunos do Mais Educação
Local: Ginásio Municipal de Esportes Edgar Piccioni

20h - Filme “O Besouro” em Parceria com o Cineclube Gaya
Local: Rua Coberta (Rua Garibaldi)

20 de novembro – sábado 9h - Encerramento da 5ª Mostra Arte Vida e Vivência1ª Mostra Zumbi dos Palmares Escola Edwiges Fogaça Exposição dos trabalhos: Afro, Fotos, Argilas, DesenhosApresentação de dança afro com os alunos do Mais Educação da escola Flôres da CunhaPuxada de rede, roda de capoeira e dança cigana na escola Edwiges Fogaça11h30 - Entrega das fitas do Senhor do Bom Fim na escola Flôres da Cunha (Rua Novo Hamburgo, 1511)

14h - O Negro e sua contribuição para a História do Brasil e do mundo Berimbau Zaço com Professores de capoeira do MunicípioExposição de painéis sobre a contribuição do negro para a história do Brasil e do mundoExposição de instrumentos musicais e sua importância

15h - Caminhada pela Semana da Consciência NegraLocal: Rua Coberta

18h - Translado da Chama Cívico-religiosa para a Casa de Mãe Rosangela de Xangô (Rua João Francisco Alves, 129)

21 de novembro - Domingo 9h e 19h - Missa na Igreja Coração de Maria e demais igrejas do município em homenagem a Semana da Consciência Negra

22 de novembro - Segunda-feira 8:30 - Mostra de trabalhos sobre a Semana da Consciência Negra Apresentação do Grupo Arte Vida e Vivência 14h - Roda de capoeira dos alunos da escola Padre Reus
Local: Escola Padre Reus (Rua Santana, 235)

19:30 - 100 Anos da Revolta da Chibata
Documentário: João Cândido
Painel com os professores Wagner dos Santos Chagas e Paulo Leonardo Menezes de Souza
Local: Escola Oswaldo Aranha (Rua Rio Grande,1285)

Fonte: http://www.esteio.rs.gov.br/